sábado, 5 de junho de 2010

Encerramento

Pois é... cansado de esperar pelo vídeo que teima em não aparecer, decidi encerrar o blog.
Obrigado a todos pelas visitas, sugestões e insultos! Foi um prazer!
Abraços e beijinhos

sexta-feira, 12 de março de 2010

Aviso à navegação...

Caríssimos, ainda não fui presenteado com o tão aguardado vídeo da degustação de baratas. Anda perdido por alguma máquina fotográfica em Singapura. Enquanto não houver vídeo o blog não será encerrado!!!
Falta-me também um balanço final mas sinceramente não sei se o farei. Tenho demasiadas saudades para reviver todas as experiências. É um exercício doloroso :)
Ásia no coração, ahahahah!!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Bangkok


Chega o dia em que há que abandonar o paraíso que são as ilhas de Tao/Samui. Próximo destino: Bangkok!
Chegado ao aeroporto de Bangkok Suvarnabhumi, toca-me uma espera de 2 horas pelo avião procedente de Singapura. Reunidas as tropas (7 pessoas) apanhamos um táxi e vamos em direcção ao hotel/cidade.
O primeiro impacto é muuuito negativo. O hotel está numa zona central da cidade, com ruas cheias de bares, clubes, discotecas e "afins". O que mais impressiona é a prostituição. Centenas de prostitutas, ladyboys, crianças, etc, vagueiam pela ruas. Em cada esquina distribuem catálogos com fotos de mulheres para que o turista possa escolher...
Pelos vistos trabalho é coisa que não lhes falta. Imensos turistas (alguns com idade para ser meus avós) percorrem estas ruas em busca de isso mesmo... Sexo fácil.
É também nesta zona que encontro as minhas queridas baratas fritas (juro que não sabem mal) e toda a espécie de insectos crocantes e estaladiços :)
Bangkok é no entanto mais que um hipermercado de sexo. O Grande Palácio é incrivelmente belo, assim como vários templos espalhados pela cidade e arredores. A devoção por Buda é incrível por estas terras...
Ao final da tarde, um passeio de barco pelo rio e alguns dos canais que abraçam Bangkok revela-me uma outra cidade, construída sobre a água, literalmente...
Casinhas frágeis e humildes, com barquinho à porta, caixa de correio na água e gente com sorrisos simples e genuínos. Imagens fantásticas, sem dúvida!
Fico com a sensação que seria necessário um dia mais em Bangkok. Foi muito pouco tempo, deu para ver o melhor e o pior, mas acho que não vi o... "normal"!

Uma cidade em cima da água:


Bichinhos para todos os gostos:



PS - Há vídeo da degustação de insectos, mas ainda não o tenho... Posteriormente será exibido :)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O que torna a Tailandia tao especial?

Ja aqui publiquei fotos e descrevi os encantos naturais das ilhas tailandesas. Isso e no entanto apenas uma pequena parte do que a Tailandia tem para nos oferecer. A comida e tambem magnifica (lembrem-se de pedir "no spicy") e as massagens.. bem ha gostos para tudo...
Possivelmente o que mais me marca ate ao momento 'e o trato excepcional das gentes. 'E certo que tenho estado em ilhas, longe de grandes confusoes, e que o stress por aqui 'e palavra desconhecida, mas ha coisas inexplicaveis...
Hoje regressei a ilha de Koh Samui, uma vez que amanha tenho voo para Bangkok. Por uma questao de comodidade reservei um bungalow no mesmo resort onde tinha ficado ha alguns dias atras. Qual nao 'e o meu espanto quando ao entrar no pateo do resort deparo-me com 3 funcionarios a exclamar a alto e bom som um "Welcome back, Pedro"!!! Entao nao 'e que os marmanjos sabendo da hora de chegada do ferry fizeram questao de brindar-me com uma recepcao personalizada?!
Mais, como forma de agradecimento pela minha "fidelidade" presentearam-me com um bungalow de luxo! Ar condicionado, tv (ja nao me lembrava do que era), montes de espaco e... agua quente!!! O primeiro banho de agua quente na Tailandia!!! :)
Pelo mesmo preco... um pequeno agadecimento, disseram!
Minha gente, eu tinha ca ficado apenas uma noite no bungalow mais basico e barato!! Agradecimento??
Coisas destas fazem-me adorar este pais.
Coisas como a que protagonizou a familia do Mr. Kao, proprietario de um modesto resort de bungalows em Koh Tao, que na hora do check-out se juntou para uma despedida sentida! Beijo para um lado, abraco para o outro, troca de contactos e a promessa de um regresso que espero nao ser demasiado longinquo.
Todos sabem que digo maravilhas da Tailandia desde sempre, mas nem eu estava preparado para estas coisas.
Sorrisos a cada esquina, bem longe da caça ao graveto tao tipica de outras paragens...
Uma forma de encarar a vida bem distinta da nossa. Pelo menos aqui, nestas ilhas paradisiacas. Sera muito doloroso partir amanha para Bangkok!

Mae, posso ficar ca para sempre?!!!

PS- 25 de Fevereiro. De ilha para ilha: Parabens Rita!!!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Uma praia... molhada

E isso mesmo. Um calor insuportavel e uma chuva bem intensa. Foi com este cenario que despertei hoje.
Tenho que fazer horas para me meter no ferry, por isso acho que vou mesmo para a praia. Penso que nao chove debaixo de agua...

Este blog entra agora na fase final. Falta a cronica de Bangkok e o balanco final. Parece-me que ambos serao escritos no aviao que me transportara de volta a Europa e publicados desde Madrid :(

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pergunta

Sera que na Asia ninguem faz a merda da barba com maquina??? Ainda nao consegui apanhar uma casa de banho com tomada electrica! Nem mesmo em Singapura!! Como nao posso/devo usar laminas ja pareco o yetti!!!!
Ja agora... custava muito fabricar uns teclados com acentos e demais afins para estes rapazes??

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Koh Tao


Finalmente encontro-me em Koh Tao. Depois de tanto ler e pensar no que encontraria, ha sempre um pequeno receio de apanhar uma desilusao. Nada mais errado!!
Koh Tao e o local mais lindo que vi nestes quase 30 anos de vida! Pelo menos o que mais impacto me causou.
Soltei um UAU esta manha ao chegar a praia de Maenam, em Koh Samui, mas nao consegui sequer expressar-me quando o barco que me transportava se aproximou de Koh Tao. De cortar a respiracao! Praias maravilhosas de areia branca, corais, bungalows, verde, natureza em todo o seu explendor! Nada das confusoes tipicas de locais turisticos, aqui tudo e calma... como sempre foi e arrisco-me a dizer como sempre sera!
A ilha da tartaruga e o paraiso na Terra, pelo menos para aqueles que tal como eu adoram uma boa praia sem confusoes.
Nesta minuscula porcao de terra permanecerei 3 dias, nos quais certamente nao me cansarei da agua quente e cristalina e da magnifica comida ao preco a chuva.

Acabo de regressar de um dia a fazer mergulho e ver corais (dia 2). Andei de barco a volta da ilha, tive instrutor, comida, material e vi os locais subaquaticos mais fabulosos pelo exorbitante preco de 9 euros!!! Estes tailandeses, alem de simpaticos, sao doidos :)
Fiquem com algumas imagens



Tailandia, ja esta


Encontro-me em Koh Samui, ilha do golfo da Tailandia, onde aterrei na noite passada. A estadia sera curta uma vez que apanho ferry para Koh Tao daqui a 2 horas.
Tempo mais que suficiente para dar um mergulhinho nestas magnificas aguas. Tenho a minha frente a ilha de Koh Phangan, conhecida pelas festas da lua cheia e imortalizada pela familia Canastro ha um par de anos! A esse grande cla tenho que deixar uma palavra: UAU! Bendita Tailandia!!!
Agora... vou trabalhar para o bronze.

Koh Phangan vista desde Koh Samui...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tailândia à porta

É isso, amanhã (21) parto de Singapura em direcção à ilha de Koh Samui, na Tailândia. Aí ficarei uma noite e no dia seguinte vou de ferry até Koh Tao, escolhida para repousar uns dias em praias paradisíacas antes de passar por Bangkok.
Estranho.. A Tailândia é provavelmente o destino mais apetecível em toda esta viagem, mas não consigo deixar de sentir uma certa (imensa) tristeza por deixar Singapura. Regressarei na próxima semana, mas será apenas para "recolher roupa" e apanhar o avião que me levará de volta à fria Europa.
Singapura fica marcada pela diversidade encontrada em tão curto espaço. Ontem visitei uma floresta tropical (Bukit Timah, umas das duas existentes no mundo que ficam dentro de uma cidade) e hoje dei um salto à pacata ilha de Pulan Ubin, onde a civilização chega mas sem pressas :)
Dois paraísos naturais, integrantes desta grande metrópole. Realmente Singapura tem mesmo tudo. Amei!!!

Destilando em Bukit Timah













Tour de Pulan Ubin













Bar da moda, Pulan Ubin

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sentosa


Despertam-me pouco antes das 8h00, como sempre, mas desta vez estou tão cansado que sinceramente cago para o programa estabelecido e deixo-me ficar na cama. Singapura está a ser vivida e forma intensa e isso cansa-me. Preciso daquela sensação de "dia livre". Não tenho muita sorte, pois os telemóveis não se calam nunca. A diferença horária tem destas coisas.
Sossego é palavra que deixou temporariamente o meu vocabulário... Nada negativo, já sei...
Perante estas circunstãncias decido deixar a cama. Banhoca tomada, mochila às costas e ponho-me na rua.
Primeira surpresa do dia: mal ponho o pé na rua levo com a minha primeira chuvada tropical. Daquelas bem fortes, versão dilúvio. Está tanto calor que deixo-me ficar uns segundos a levar com a água na fronha. Esta cabeça também precisa refrescar :)
Pequeno almoço no meu ex-odiado e agora adorado Starbucks (obrigado New York) enquanto consulto o mapa e o guia. Decido seguir a sugestão da minha estimadíssima anfitriã e visitar uma ilha situada a escassos 2 kms de Singapura.

Lá me meto no moderníssimo metro de Singapura (que chega à ilha Sentosa). Sem grandes expectativas, confesso.
A ilha Sentosa constitui a segunda surpresa do dia.
Na minha opinião está demasiado "desenvolvida" e tem claramente um excesso de infra-estruturas mas efectivamente as suas praias são muito boas. Não contava ver disto em Singapura. Falaram-me em poluição (devido ao intenso tráfego marítimo na zona) e coisas do género, mas... soube tão bem!!!
Fosse uma ilha mais "selvagem" e provavelmente passaria lá uns dias acampado. Não é um paraíso, mas abriu o apetite para a cada vez mais próxima Tailândia!

Singapura apresentava-se como o local que menos expectativas me criava mas até ao momento está a ser o que mais me marca. Aqui há um bocado de tudo! Adoro!!!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A marcante Índia...


À saída do aeroporto de Chennai (Madras) surge-me imediatamente na memória a experiência vivida em Marrocos. O caos assemelha-se, penso eu. Erradamente, posso desde já adiantar! Na Índia tudo é MAIS! Mais caos, mais trânsito, mais barulho, mais pobreza, mais chocante, mais colorido, mais gente, mais picante e acima de tudo mais marcante!
A estadia foi de apenas 4 dias. Tempo suficiente para conhecer a enorme mas pouco turística Chennai e duas cidades dos arredores, conhecidas pelos seus templos (Kancheepuram e Mahabalipuram).
O que dizer de Chennai? Procuro uma palavra chave, mas não consigo decidir entre caos, miséria ou sujidade. Pestilenta também seria adequada...
Estava à espera de ver miséria, mas nada nos pode preparar para o que a Índia nos reserva. Lixo por todos os lados, cheiros nauseabundos, ar irrespirável e acima de tudo as condições (ou falta delas) em que vive uma grande parte da população.
Não posso aceitar com indiferença que haja gente (tanta e tanta) a comer na rua (literalmente, com o arrozinho no chão, sem prato) e partilhe essa refeição com algum animal esfomeado. Não posso aceitar a quantidade de pessoas sem abrigo. Não posso aceitar que vivam pessoas nos esgotos. Tenho a noção que posso escrever durante horas a fio sem conseguir transmitir um décimo do experienciado. Uma lição para a vida. Assistir ao dia a dia desta gente faz-nos esquecer dos nossos pseudo-problemas.
Índia é também terra de templos e um sem fim de maravilhas. Visitei locais lindíssimos e não perdi a oportunidade de dar um mergulhinho no Índico, contra todas as recomendações dos presentes! A água não era poluída, era mesmo... radioactiva, mas estar na Índia e não entrar no Índico...

Uma última palavra para a comida: labareda!!! Chorei como um menino com alguns dos pratos que provei. Tudo muito bem mas tudo... bomba!
Estou de volta a Singapura (directo ao Mcdonald's, confesso) e por cá ficarei até domingo. Sem nenhuma dificuldade, apesar do clima. Estou a adorar esta grande cidade/pequeno Estado...
Beijos e abraços

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

comentarios

Parece que ha malta que tem tido problemas em comentar alguns posts.
Andei aqui de volta das definicoes do blog e abri os comentarios para qq leitor. Ate ao momento era necessario identificar-se como utilizador do google, mas penso que agora ja nao ha problema.
Abracos ainda desde a India, mas quase quase a mandar-me para Singapura

domingo, 14 de fevereiro de 2010

India

Nao, ainda nao sai cronica.
Aproveito so o pc do hotel para enviar um abraco a todos aqueles que vao seguindo isto.
Qt 'a India, so uma expressao: 'E outro planeta!!!
Desculpem os erros mas estes teclados indianos nao facilitam..

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Singapura (continuação)


Finalmente descanso!!! Que sono mais... bom! Acordo às 8h00 locais, depois de uma maratona de sono. É estranho tomar o pequeno almoço sabendo que em "Espain" ainda rola o Buenafuente e que a malta ainda está a ponderar ir dormir.
Ontem fomos jantar fora e dar uma mini-volta pelo bairro. É estranho! Singapura é Ásia mas muuuito organizada. Centenas de cafés, bares e restaurantes ocidentais e centros comerciais em cada esquina. No entanto tem algo que me agrada. O contraste entre arranha-céus e casas/edifícios "tradicionais" é brutal. O moderno e o típico não chocam... complementam-se!

Continuo o meu périplo, mas não aguento mais de 20 minutos sem entrar num local com ar condicionado. A roupa cola ao corpo e a respiração é dificultada pelas condições climatéricas extremas.
No final do dia vejo uma coisa curiosa. Na mesma avenida e distanciados no máximo 200 metros entre si existe um templo budista, um templo hindu, uma igreja católica e uma mesquita. Isto na zona de chinatown, onde decorrem as celebrações do ano novo chinês. TODOS conviviam pacificamente e participavam nas actividades organizadas, num ambiente de respeito pelas crenças dos outros. Pelos vistos não é assim tão complicado...
Amanhã parto para a Índia e há que atrasar novamente o relógio umas horas. Abraços a todos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Singapura!!!

Um bocado alterado com o jet-lag. É assim que me encontro neste momento. Cheguei destruído, dormi um par de horas e fui tentar jantar algo pelas ruas de Singapura. Tentar, porque o meu estômago cagou para o relógio e apetite.. zero!
Foi bom chegar e ter um sítio imediato para banho e aterrar :)
Muito calor à chegada e humidade a rondar os 90%. Um verdadeiro estalo que senti ao deixar o potente ar condicionado do aeroporto.
Do pouco que vi, gostei! Faz-me lembrar outras metrópoles ocidentais de grande dimensão. Suponho que isto não seja a verdadeira Ásia, mas sim, gosto!

Agora vou mesmo é dormir, que bem preciso...

Doha International


7 horas de escala num aeroporto equivalem a uma seca. Se o aeroporto em questão é o Doha International o caso ganha ainda contornos piores. Trata-se de um aeroporto de média dimensão, claramente sobrelotado e utilizado maioritariamente como escala para Índia e Ásia.

O problema? Não há absolutamente nada para fazer! Nada!!! Nem uma mísera TV! Sem PC então torna-se insuportável. É o meu caso, logo há que aguentar umas horitas a observar o desfile multicultural. Pelo menos isso... gosto desta sensação de aldeia global, onde o Camone vindo da Tailândia se mistura com o Rashiid que vai para Islamabad e com o Apu que vai para Delhi.
Aproveito e vou escrevendo este texto a papel e caneta, sem modernices.
São 22 horas (20 em Madrid) e só tenho voo às 02h00. Levo com 6 horas de voo e ainda tenho uma prenda de 8 horas pela frente. São mais de 24 horas sem sentir o colchão, mas afinal é mesmo verdade que quem corre por gosto não cansa!

Vamos lá a isto!!!!

Finalmente chegou o dia 10! Malas feitas e rumo ao aeroporto, mentalizado para aguentar uma maratona de 21 horas.

A primeira etapa é um voo de 6 horas com destino Doha. O que dizer do voo?! Puff.. nunca há muito para dizer sobre um voo. Correu bem e graças ao incrível sistema multimédia da Qatar Airways consegui ver umas pérolas televisivas e ouvir música excelente. Aterrei a ouvir Strokes :)
Tocou-me na rifa (banco do lado) a Dolores. Catalã já com os seus quarentas avançados que partia sozinha em direcção à Índia. Grande espírito! Uma verdadeira globetrotter, apaixonada pelos nossos Açores!! Deu para queimar umas horas a falar de destinos.
Quase no final do voo escuto alto e claro um bom "Foda-se"(desculpem lá os mais sensíveis) a ecoar pelo avião! O tuga lá da frente entornou o seu 11º scotch e não reagiu bem. Piores que baratas, é o que somos...
Agora há que aguentar a escala. Já é noite e não vale a pena sair do aeroporto. Venha lá essa seca!!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ásia, finalmente

Em contagem decrescente! É esse o meu estado actual. Parto esta quarta-feira para Singapura, numa voo que faz escala no...Qatar! Pena que são poucas horas, gostava de conhecer Doha. Índia e Tailândia são também destinos contemplados.
Sempre que estiver por Singapura tentarei escrever algo no blog. Nos outros locais sinceramente nem me vou lembrar disto!

Para aqueles mais curiosos e que gostam de saber por onde ando, publico uma espécie de plano de viagem:

10/02- Voo Madrid - Doha (Qatar) - Singapura
11/02- Chegada a Singapura, com sono em atraso e jet-lag. Tempo para dormir...
13/02- Voo Singapura - Chennai (Índia)
16/02- Voo Chennai - Singapura
21/02- Voo Singapura - Koh Samui (Tailândia)
22/02- Ferry Koh Samui - Koh Tao (Tailândia)
25/02- Ferry Koh Tao - Koh Samui
26/02- Voo Koh Samui - Bangkok
28/02- Voo Bangkok - Singapura
02/03- Voo Singapura - Doha - Madrid
03/03- Chegada a Madrid.

Se as milhas destes voos contassem para o Frequent Flyer da TAP acho que tinha direito a 1 ano de viagens gratis entre Madrid e Lisboa! Pena...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Ora vamos lá a mais um blog

Todos sabem o quanto gosto de viajar. É do melhor que se pode fazer nesta vida. Novas paisagens, novas culturas, aventuras, filmes, etc! Realmente... fixe!!

Depois de passar horas intermináveis a ler fóruns, sites e blogs de viagens, surgiu-me a ideia de criar algo parecido. Nada de inovações, portanto!
Uma vez que a próxima viagem está a estalar, nasce este blog, com o objectivo único de criar inveja a quem o lê. Esqueçam descrições detalhadas de monumentos ou dicas de viagem. Aqui só vai dar mesmo para saber por onde ando e para me insultarem à vontade.
Dito isto... sejam muito bem-vindos!